CRÉDITO & SEGUROS: Taxas de juro do BCE - que impacto terá uma descida no crédito habitação?
Irá o Banco Central Europeu (BCE) descer as taxas de juro directoras na próxima semana? Será preciso esperar por dia 6 de Junho para saber o que vai acontecer, mas uma coisa é certa, as taxas Euribor, que variam em função, também, da oscilação das taxas de juro definidas pelo regulador, têm já estado a descer. Um cenário que abre a porta a uma queda da prestação da casa paga ao banco pelo crédito habitação. Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje.
Caso prático - Tenho ouvido várias notícias sobre a possibilidade de o BCE vir a reduzir as taxas de juro. Se tal se concretizar, os consumidores, que como eu têm crédito habitação com taxa variável, podem ter boas notícias?
Resposta - Queremos acreditar que terá, sim, boas notícias!
Já no passado mês de Abril se assistiu à descida das taxas Euribor, em todos os prazos, face ao mês de Março. Assim temos:
- Euribor a 12 meses: a média mensal de Abril desceu para 3,703%, menos 0,015 pontos percentuais (p.p.) comparando com Março (3,718%);
- Euribor a 6 meses: esta taxa mensal caiu para 3,838% em Abril, menos 0,057 p.p. comparativamente com Março (para 3,895%);
- Euribor a 3 meses: a taxa do prazo mais curto desceu para 3,885%, menos 0,038 p.p. comparando com Março (3,923%).
Estas descidas da Euribor em Abril, sendo que a média das taxas Euribor é usada para os créditos habitação contratados em Maio, antecipam-se, por parte do mercado, à queda dos juros do BCE que está prevista para Junho.
Existem vários cenários que apontam para a descida da Euribor entre 3% e 3,5% no final de 2024. A verificar-se essa descida, podemos avançar algumas simulações:
Segundo a nossa simulação, tendo em conta um novo crédito habitação de 150.000 euros, com um com spread de 1% e com um prazo de 30 anos, se a Euribor descer para 3,5% em 2024, significa que as prestações da casa poderão fixar-se em cerca de 760 euros.
Se a Euribor cair para 3,25%, as prestações da casa ficariam em torno dos 737 euros. E no caso de a taxa descer mesmo para 3%, as prestações fixar-se-iam nos 716 euros.
Assim, está criada toda uma expectativa do corte dos juros por parte do BCE, sendo que as famílias portuguesas esperam uma descida da Euribor ao longo de 2024, mas há que ter em atenção que se prevê que a descida seja mais lenta do que a sua trajectória de subida.
CRÉDITO - intermediarioscreditoeseguros@gmail.com
Instagram / Facebook / Grupo de Facebook
#credito #creditoimobiliario #creditofinanceiro #creditopessoal #creditobonificado #créditohabitação #bdp #juros #taxadeesforço #prestacaodacasa #taxadejuro #habitação #taxafixa #moratoria #bancoctt #taxamista #reclamações #taxavariavel #nib #iban #consolidacaodecreditos #amortizaçãodecrédito #emprestimos #emprestimosparaacasa #creditodacasa #bancos #spread #dicas #intermediariosdecredito
Comentários
Enviar um comentário