CRÉDITO & SEGUROS: Bancos antecipam retoma de procura por crédito habitação
Depois de dois anos de forte constrição na procura por créditos habitação, a banca antecipa uma retoma desta procura já a partir do segundo trimestre do ano. As famílias pararam de pedir créditos habitação sobretudo pelo aumento das taxas de juro, que incidiu pressão nos orçamentos familiares e levou a uma contracção da procura por financiamento.
Agora, pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2022, o índice de difusão do Banco de Portugal acerca das expectativas dos bancos para a procura por crédito para a compra de casa voltou a um valor positivo, o que significa que o sector antecipa a procura, por parte das famílias, de créditos habitação, estando previsto um crescimento depois da queda dos últimos dois anos.
A perspectiva vem acompanhada de uma previsão sobre o alívio dos juros de referência, nos quais o Banco Central Europeu já admitiu mexer a partir do Verão. Esta diminuição representa uma queda nas taxas de mercado, nomeadamente a Euribor, utilizada no cálculo para o empréstimo habitação.
Os bancos apontam, assim, um "ligeiro aumento da procura de crédito habitação" no segundo trimestre de 2024, conforme apurou o inquérito sobre o mercado de crédito partilhado pelo Banco de Portugal esta terça-feira.
Sobre a procura registada no primeiro trimestre, registou-se "uma ligeira diminuição nos segmentos da habitação e do consumo", pelo elevado nível em que estão as taxas de juro, bem como a confiança frágil das famílias.
CRÉDITO - intermediarioscreditoeseguros@gmail.com
Instagram / Facebook / Grupo de Facebook
#credito #creditoimobiliario #creditofinanceiro #creditopessoal #creditobonificado #créditohabitação #bdp #juros #taxadeesforço #prestacaodacasa #taxadejuro #habitação #taxafixa #moratoria #bce #taxamista #creditomalparado #lucros #taxavariavel #bonificaçãodosjuros #consolidacaodecreditos #amortizaçãodecrédito #emprestimos #emprestimosparaacasa #creditodacasa #bancos #spread #dicas #intermediariosdecredito
Comentários
Enviar um comentário