CRÉDITO & SEGUROS: Crédito habitação - posso amortizar sem pagar comissões?



Amortizar antecipadamente o crédito habitação é uma forma eficaz de reduzir a prestação mensal e os juros totais a pagar ao banco. Para quem tem uma poupança disponível, esta pode ser uma decisão financeiramente vantajosa, mesmo que o valor não seja muito elevado. Sem necessidade de montantes mínimos e, em muitos casos, sem comissões, poderá valer a pena considerar esta opção como uma estratégia para aliviar o orçamento familiar. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana, com um caso prático... 

Caso prático: Para diminuir a prestação mensal do nosso crédito habitação, pensámos usar uma poupança. O plano será usar essa quantia para amortizar uma parte do crédito habitação. Porém, estamos indecisos… será que vale a pena esta decisão? Não teremos de comissão ao banco? 

Resposta: O vosso plano faz todo o sentido e é, sem dúvida, uma decisão válida para baixar a prestação mensal. A vossa questão sobre o pagamento de uma comissão é muito pertinente, mas temos boas notícias para vos dar: este ano, 2025, a amortização de crédito habitação com taxa variável continua isenta de pagamento de comissão.

Quem tem crédito habitação com taxa variável e tem uma poupança, como é o vosso caso, pode amortizar o seu crédito sem pagar comissão. Tal significará logo um alívio no vosso orçamento familiar.

Mesmo que o valor da poupança não seja muito elevado, a amortização antecipada sem comissão é, ao longo deste ano, uma decisão que, no mínimo, merece uma análise cuidada e uma simulação do que poderás baixar na mensalidade. 

A ponderação sobre amortizar antecipadamente ou não é colocada frequentemente e pode dizer-se que, sempre que seja possível, o consumidor deve amortizar. Compensa quase sempre, independentemente do valor que pretende abater, pois é uma forma de diminuir a taxa de esforço. 

Queremos, ainda, esclarecer que para amortizarem antecipadamente o capital em dívida no crédito habitação não precisam de um montante mínimo. Isto é, a amortização pode ser parcial ou total. Claro que maior for o valor a amortizar, menor será o valor de juros a pagar e, consequentemente, menor será a prestação mensal a pagar ao banco.

Informe-se aqui.

Contactos: 913 335 560 / intermediarioscreditoeseguros@gmail.com / @nuno_miguelgarrido


#credito #creditoimobiliario #creditofinanceiro #creditopessoal #creditobonificado #créditohabitação #omprarcasa #taxasdejuro #ano2025 #bdp #juros #taxadeesforço #prestacaodacasa #taxadejuro #stock #habitação #taxafixa #taxamista #tendências #desafios #riscos #créditosrápidos #empréstimo #oportunidades #queda #mercadoimobiliário #mudança #creditohabitaçãoparaestrangeiros #estratégicas #euribor #transferências #comissões #taxavariavel #consolidacaodecreditos #amortizaçãodecrédito #emprestimos #emprestimosparaacasa #creditodacasa #bancos #spread #dicas #intermediariosdecredito

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CRÉDITO & SEGUROS: Se o fiador morre, o que acontece ao crédito habitação?

CRÉDITO & SEGUROS: Queda da Euribor estimula melhoria de ofertas de crédito habitação

CRÉDITO & SEGUROS: Taxas em queda e spreads em mínimos. Onde é mais barato comprar casa?