CRÉDITO & SEGUROS: Crédito da casa a taxa mista - CGD dá isenção de comissões de 650 euros
As ofertas de crédito habitação a taxa mista continuam a chegar ao mercado hipotecário português, respondendo à alta procura das famílias por este tipo de empréstimo. E, perante a elevada concorrência, os bancos tentam destacar-se, oferecendo juros mais baixos e ainda a isenção de comissões bancárias, como é o caso da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Descubra tudo na rubrica Crédito Habitação do mês de Janeiro de 2025.
Actualmente, os bancos estão mais pressionados em rever as suas ofertas de crédito para compra de casa, numa altura em que as taxas Euribor estão a cair a olhos vistos, dizem vários especialistas. Com este indexante a caminhar para os 2% ao longo deste ano, as instituições bancárias tendem agora a baixar os juros e dar descontos nas comissões, por exemplo.
Além disso, os bancos também procuram destacar-se perante o público mais jovem, que tem agora dois incentivos à compra de casa própria: a isenção de IMT e Imposto de Selo e ainda a garantia pública no crédito habitação, que permite financiamentos bancários a 100% (ou seja, os jovens não precisam de dispor de tantas poupanças para avançar com a aquisição).
Banco público aposta em taxa mista com juros desde 2,85%
Um dos bancos que lançou recentemente uma oferta de crédito habitação a taxa mista foi a CGD, que fixa os juros nos primeiros 2,3 ou 5 anos com taxas desde 2,85%. Esta campanha aplicável a novos empréstimos da casa e a transferências de crédito tem várias vantagens, assegurando, desde logo, a isenção de comissões bancárias (de estudo, de avaliação do imóvel e de formalização contratual), que proporcionam uma poupança superior a 650 euros. Além disso, o banco público assegura prazos flexíveis, simplicidade na contratação e rapidez na decisão.
Esta oferta de crédito habitação a taxa mista da CGD permite, assim, fixar a prestação da casa nos primeiros anos do contrato, dando várias soluções consoante os interesses das famílias:
- Juros fixos durante 2 anos: TAN (Taxa de juro anual nominal) é de 3% e a TAEG (Taxa anual de encargos efectiva global) começa nos 4,7% com vendas associadas facultativas;
- Juros fixos durante 3 anos: com TAN de 2,90% e a TAEG desde 4,5%;
- Juros fixos durante 5 anos: TAN de 2,85% e TAEG desde 4,3%.
Depois do período de taxa fixa – seja de 2,3 ou 5 anos, o crédito habitação passa a estar indexado à taxa Euribor contratada à qual se soma o spread, o qual começa nos 0,85%.
Nesta oferta de crédito habitação a taxa mista, a CGD admite financiamento de 90% do valor da compra ou de 85% da avaliação bancária (o que conta é o menor dos dois). E só se o empréstimo se destinar à compra de habitação própria e permanente. O prazo máximo de pagamento da dívida é de 40 anos (ou os limites definidos pelo Banco de Portugal) e a idade limite dos mutuários é de 75 anos. Note-se que esta campanha da CGD é só válida para propostas de crédito aprovadas até 31 de Janeiro de 2025 e contratadas até 28 de Fevereiro de 2025.
Taxa mista nos novos créditos habitação em alta
As variadas ofertas de empréstimos da casa a taxa mista (mais baratas e atractivas) têm vindo a influenciar as decisões das famílias, que acabam por contratar mais créditos habitação deste tipo, que fixa os juros no período inicial do contrato, seguido de outro a taxa variável.
Segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP), 76% dos novos créditos para compra de habitação própria e permanente foram contratados a taxa mista (um valor semelhante ao do mês anterior, de 77%).
Não é de estranhar, uma vez que as taxas mistas estão hoje mais baratas que os outros tipos de juros por influência da descida da Euribor. “A taxa de juro média das novas operações a taxa mista foi de 3,06% em novembro, menos 0,08 p.p. que em outubro. As novas operações a taxa variável e a taxa fixa apresentaram taxas de juro médias mais elevadas (3,93% e 3,56%, respectivamente), mas com maiores reduções (-0,24 p.p. e -0,09 p.p., respetivamente) que as novas operações a taxa mista”, revelou ainda o BdP.
CRÉDITO - intermediarioscreditoeseguros@gmail.com
Instagram / Facebook / Grupo de Facebook
#credito #creditoimobiliario #creditofinanceiro #creditodacasa #creditopessoal #creditobonificado #créditohabitação #bdp #juros #taxadeesforço #prestacaodacasa #dicas #renegociarcréditos #renegociaçãodecontratos #sucesso #comissões #isençãodecomissões #caixageraldedepositos #cgd #taxadejuro #habitação #linhadecrédito #creditohabitaçãosustentável #taxafixa #taxamista #euribor #garantiapublica #transferências #comissões #taxavariavel #consolidacaodecreditos #amortizaçãodecrédito #emprestimos #emprestimosparaacasa #creditodacasa #bancos #spread #dicas #intermediariosdecredito
Comentários
Enviar um comentário