CRÉDITO & SEGUROS: Crédito da casa - banca portuguesa tem dos juros mais baixos da Europa



Os bancos dos países da área euro absorvem de forma diferente as recentes descidas das taxas de juro diretoras decididas pelo Banco Central Europeu (BCE). Aqui, Portugal destaca-se como sendo um dos países europeus que mais tem espelhado os recentes alívios da política monetária nos juros do crédito habitação, tornando-se num dos mais competitivos da zona euro.

Após um período de forte aperto monetário entre 2022 e 2023 para travar a inflação na zona euro, o BCE já realizou quatro cortes dos juros directores (num total de 100 pontos base) desde Janeiro até Dezembro - o último de 25 pontos base foi decidido na Quinta-feira, dia 12 de Dezembro. Este alívio da política monetária surge numa altura em que a inflação parece estar controlada (em torno de 2%) e a economia europeia precisa de estímulo, quer ao consumo quer ao investimento, onde a redução dos custos do financiamento bancário tem um papel importante.

Acontece que a transmissão da política monetária para os bancos do diferentes países europeus tem-se dado a diferentes velocidades. Portugal é um dos países que tem transmitido a descida dos juros do BCE, pelo menos, no crédito habitação, que tem ficado bem mais barato.



No conjunto dos 20 Estados-membros da área euro, Portugal aparece mesmo entre os países com taxas de juro no crédito habitação mais competitivas, com uma média de 3,39% em Outubro. Esta taxa é mesmo inferior à taxa média da habitação no conjunto de países da zona euro (3,5%), revelam os dados mais recentes do BCE.

Contam-se apenas seis países que apresentam taxas médias nos empréstimos da casa mais acessíveis que no nosso país: Malta (1,81%), Espanha (3,2%), Itália (3,27%), França (3,27%), Bélgica (3,28%) e Eslovénia (3,34%), indicam os mesmos dados.

Há, contudo, outros países que apresentam taxas médias no crédito da casa bem superiores, à média da zona euro e acima dos juros de refinanciamento do BCE que estavam em 3,4% em Outubro (agora em 3,15% depois do corte de Quinta-feira). É o caso da Estónia (4,97%), Letónia (4,86%), Lituânia (4,76%) e do Chipre (4,29%), por exemplo.

Informe-se connosco!!!

CRÉDITO - intermediarioscreditoeseguros@gmail.com

Instagram / Facebook / Grupo de Facebook

#credito #creditoimobiliario #creditofinanceiro #creditodacasa #creditopessoal #creditobonificado #créditohabitação #bdp #juros #taxadeesforço #prestacaodacasa #taxadejuro #habitação #créditohabitação #taxafixa #taxamista #proposta #creditohabitaçãoparaestrangeiros #transferências #comissões #europa #europe #foreigner #taxavariavel #consolidacaodecreditos #amortizaçãodecrédito #emprestimos #emprestimosparaacasa #creditodacasa #bancos #spread #dicas #europa #europe #intermediariosdecredito

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CRÉDITO & SEGUROS: Se o fiador morre, o que acontece ao crédito habitação?

CRÉDITO & SEGUROS: Queda da Euribor estimula melhoria de ofertas de crédito habitação

CRÉDITO & SEGUROS: Crédito habitação para estrangeiros - Quais os documentos necessários?