CRÉDITO & SEGUROS: Na hora de comprar casa portugueses optam por taxas mistas...


Foi desenvolvida uma análise mensal do mercado de crédito habitação em Portugal e identificou-se como principal tendência que, nos últimos tempos, a taxa mista tem sido a preferência da maior parte dos portugueses quando chega o momento de comprar uma casa ou de transferir um crédito.


Segundo a ‘Análise de Mercado de Crédito Habitação: Setembro 2024’, com base na amostra agregada dos nossos clientes, no decorrer do mês passado quase 90% das pessoas contrataram uma taxa mista de forma a evitar oscilações que impactem o orçamento familiar nos próximos anos. Por sua vez, apenas 2% destas optam por fixar a prestação mensal durante a maturidade total do crédito e 8% prefere acompanhar e ser impactado pelas respetivas oscilações do mercado.


Esta é uma “atitude prudente perante a imprevisibilidade do mercado”. É lógico e compreensível” que as pessoas prefiram estar num regime de taxa variável num futuro próximo “visto que tanto os analistas como as previsões indicam uma descida das taxas de juro”.


Ainda assim, e no que diz respeito à EURIBOR – principal componente da taxa de juro -, mais de metade (59%) dos processos de crédito contratados estão abrangidos por uma EURIBOR a seis meses. Esta é uma “tendência influenciada tanto pela preferência dos portugueses como pela oferta das entidades bancárias”.


A análise permite ainda retirar mais algumas ilações sobre o contexto do crédito habitação e a respectiva evolução do mesmo em Setembro deste ano, nomeadamente o facto de a maior parte dos seguros (quase 80%) associados do crédito serem contratados junto do banco escolhido pelos portugueses e de haver uma percentagem superior a 10% de pessoas que contratam um crédito habitação sem possuir um contrato de trabalho efectivo. Em jeito de conclusão, é também importante realçar que a percentagem de créditos novos e de transferências de crédito é semelhante e ambas rondam quase os 50%.

Informe-se connosco!!!

CRÉDITO - intermediarioscreditoeseguros@gmail.com

Instagram / Facebook / Grupo de Facebook

#credito #creditoimobiliario #creditofinanceiro #creditopessoal #creditobonificado #créditohabitação #bdp #juros #taxadeesforço #consumo #prestacaodacasa #taxadejuro #habitação #taxafixa #taxamista #creditohabitaçãoparaestrangeiros #foreigner #taxavariavel #consolidacaodecreditos #amortizaçãodecrédito #emprestimos #emprestimosparaacasa #creditodacasa #bancos #spread #dicas #intermediariosdecredito

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CRÉDITO & SEGUROS: Se o fiador morre, o que acontece ao crédito habitação?

CRÉDITO & SEGUROS: Queda da Euribor estimula melhoria de ofertas de crédito habitação

CRÉDITO & SEGUROS: Crédito habitação para estrangeiros - Quais os documentos necessários?