CRÉDITO & SEGUROS: Fraudes bancárias - BdP alerta para nova fraude com IBAN
Têm sido registadas situações de fraude bancária para as quais o Banco de Portugal (BdP) emitiu um alerta, esta Quarta-feira, 9 de Maio. De acordo com o regulador, a fraude decorre quando são efetuadas transferências bancárias através do homebanking, com o IBAN do beneficiário a ser alterado por um terceiro.
Em comunicado, o BdP indica que a fraude é concretizada através da instalação de um software malicioso, ou malware, instalado previamente em qualquer dispositivo electrónico do utilizador - computador, tablet ou smartphone. É assim que "um terceiro altera o IBAN da conta de pagamento do beneficiário no momento da realização dessa transferência", indica.
E explica: "se, após a introdução dos dados da transferência no 'homebanking' do seu banco (mesmo que use a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação 'em atualização') ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de 'software' a que se segue um bloqueio temporário do equipamento, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude", alerta o BdP.
De acordo com as indicações, "durante esse período, o infractor pode estar a alterar o IBAN da conta de destino dos fundos".
Neste âmbito, o BdP aconselha os utilizadores a lerem sempre os detalhes que surgem na página da confirmação da transferência ou no SMS que recebem do banco, de forma a evitarem algum tipo de fraude, antes de darem a autorização para a realização da operação: "confirme, especialmente, se o IBAN do beneficiário da transferência que está a autorizar corresponde ao IBAN pretendido".
"Em caso de dúvida ou suspeita, não prossiga com a operação e contacte o seu banco de imediato, através dos canais habituais", alerta.
Se o utilizador avançar com a transferência em que possa ter sido vítima deste crime, o banco central recomenda a que se dirija aos órgãos de polícia criminal competentes, como a PSP, GNR ou PJ, e reporte a situação.
Nesta situação, devem ser pedidas novas credenciais de acesso ao 'homebanking' junto da sua instituição bancária.
O BdP deixa o alerta: "nunca clique em 'links' desconhecidos, nem abra mensagens duvidosas. Não divulgue informação pessoal, credenciais de acesso aos 'homebanking' ou às 'apps' ou códigos de autorização que o banco lhe envie para o telemóvel".
CRÉDITO - intermediarioscreditoeseguros@gmail.com
Instagram / Facebook / Grupo de Facebook
#credito #creditoimobiliario #creditofinanceiro #creditopessoal #creditobonificado #créditohabitação #bdp #juros #taxadeesforço #prestacaodacasa #taxadejuro #fraudes #taxafixa #moratoria #bce #taxamista #reclamações #taxavariavel #bonificaçãodosjuros #consolidacaodecreditos #amortizaçãodecrédito #emprestimos #emprestimosparaacasa #creditodacasa #bancos #spread #dicas #intermediariosdecredito
Comentários
Enviar um comentário