CRÉDITO & SEGUROS: Aumento dos juros levou a lucros históricos na banca portuguesa
Os lucros dos bancos em Portugal dispararam para os 5,6 mil milhões de euros, um resultado histórico para o sector provocado pela subida das taxas de juro.
O Banco de Portugal divulgou esta quarta-feira, 27 de Março, os dados relativos aos lucros da banca, que verificaram um aumento de 80% em 2022 face a 2023. De acordo com a instituição bancária, os bancos em Portugal conseguiram lucrar 5,6 mil milhões de euros no ano passado, em resultado da subida das taxas de juro. Este é já um resultado histórico para o sector.
As cinco maiores instituições bancárias portuguesas, que englobam a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o BCP, o Santander, o BPI e o Novobanco, conseguiram atingir os 4,4 mil milhões de euros em lucros no ano passado, o que perfaz 78% do resultado obtido pela totalidade do sistema bancário nacional.
Assim, a rentabilidade do sector quase que duplicou em consequência do aumento dos lucros, de 8,7% em 2022 para 14,8% em 2023, comparando com os capitais próprios, e houve bancos a superar os 20%, nomeadamente a Caixa, o Santander e o Novobanco.
Quanto à rentabilidade dos activos, ou seja, o nível de lucros em função dos activos, este duplicou de 0,69% para quase 1,3%, com o sector a explorar um activo de 422,2 mil milhões de euros.
CRÉDITO - intermediarioscreditoeseguros@gmail.com
Instagram / Facebook / Grupo de Facebook
#credito #creditoimobiliario #creditofinanceiro #creditopessoal #creditobonificado #créditohabitação #bdp #juros #taxadeesforço #prestacaodacasa #taxadejuro #habitação #taxafixa #moratoria #bce #taxamista #creditomalparado #lucros #taxavariavel #bonificaçãodosjuros #consolidacaodecreditos #amortizaçãodecrédito #emprestimos #emprestimosparaacasa #creditodacasa #bancos #spread #dicas #intermediariosdecredito
Comentários
Enviar um comentário