CRÉDITO & SEGUROS: Cinco estratégias para tirar partido do aumento das avaliações bancárias

O aumento das avaliações bancárias representa tanto oportunidades como desafios para quem procura crédito habitação. Com planeamento estratégico e conhecimento do mercado, quem está a comprar, a renegociar ou a gerir o seu crédito habitação pode maximizar as vantagens e minimizar os obstáculos deste cenário - alertam os Intermediários de Créditos e Seguros, fundada em 2022 e especializados em intermediação de crédito de habitação.

No seguimento do aumento de 16,9% nas avaliações bancárias em Abril comparativamente ao período homólogo, os Intermediários de Créditos e Seguros, prepararam cinco estratégias para actuar eficazmente neste contexto. Quais são? Vejamos:

1) Reforçar o valor da entrada inicial

Com as avaliações bancárias em alta, é importante analisar a relação entre a avaliação e o preço de venda. Quando a avaliação é igual ou superior ao preço de venda, o comprador beneficia de maior financiamento e menor necessidade de entrada. No entanto, as subidas das avaliações bancárias podem conduzir também a um aumento do preço de venda dos imóveis, levando a que a avaliação se mantenha abaixo do preço pedido. Nestes casos,  antecipar o reforço da entrada pode evitar surpresas e desbloquear melhores condições.

2) Optar por empréstimo com taxa mista

No actual contexto português de taxas de juro, considerar um empréstimo com taxa mista permite aproveitar a oportunidade de maior financiamento possibilitado por avaliações mais altas. Esta estratégia oferece protecção contra flutuações futuras, ao mesmo tempo que mantém flexibilidade para aproveitar potenciais descidas nas taxas. Esta taxa continua a ser a mais contratada em Portugal.

3) Aproveitar programas governamentais

Explorar o programa de garantia pública para crédito habitação, especialmente para jovens até aos 35 anos, é uma excelente forma de capitalizar avaliações mais altas. Este programa permite o financiamento até 100% do valor do imóvel, reduzindo significativamente a necessidade de capital inicial elevado.

4) Considerar  a renegociação

Para quem já possui um imóvel, o aumento das avaliações bancárias representa uma clara oportunidade de renegociação com base numa avaliação actualizada, melhorando assim as condições. Com uma avaliação mais elevada da casa, é possível negociar taxas de juro mais competitivas junto dos bancos, reduzindo os encargos mensais com o crédito habitação.

5) Procurar aconselhamento de um Intermediário de Crédito

Um intermediário de crédito é um profissional especializado que conhece os critérios de cada banco e pode direccionar o processo de financiamento para a instituição mais favorável ao caso específico do comprador. Este aconselhamento personalizado pode fazer toda a diferença na obtenção de melhores condições de crédito.

Os Intermediários de Créditos e Seguros são uma comunidade de intermediários de crédito, lançada no mercado em 2023, focada em alavancar os resultados de negócio destes profissionais. 

Informe-se aqui.

Contactos: 913 335 560 / intermediarioscreditoeseguros@gmail.com / @nuno_miguelgarrido


#credito #creditoimobiliario #creditofinanceiro #creditopessoal #creditobonificado #créditohabitação #comprarcasa #avaliacaobancaria #taxasdejuro #ano2025 #bdp #juros #taxadeesforço #prestacaodacasa #taxadejuro #stock #habitação #taxafixa #taxamista #tendências #desafios #riscos #créditosrápidos #empréstimo #oportunidades #queda #mercadoimobiliário #mudança #creditohabitaçãoparaestrangeiros #estratégicas #euribor #transferências #comissões #taxavariavel #consolidacaodecreditos #amortizaçãodecrédito #emprestimos #emprestimosparaacasa #creditodacasa #bancos #spread #dicas #intermediariosdecredito

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CRÉDITO & SEGUROS: Se o fiador morre, o que acontece ao crédito habitação?

CRÉDITO & SEGUROS: Queda da Euribor estimula melhoria de ofertas de crédito habitação

CRÉDITO & SEGUROS: Taxas em queda e spreads em mínimos. Onde é mais barato comprar casa?