CRÉDITO & SEGUROS: Cartões bancários - cuidados essenciais para evitar fraudes



Ao consultar os movimentos do seu cartão de crédito apercebeu-se de algo estranho: pagamentos que nunca realizou. Não foi a nenhuma loja, não comprou nada online, e ainda assim, o dinheiro desapareceu. A explicação? Provavelmente foi vítima de uma fraude bancária — um fenómeno que continua a afectar milhares de consumidores em Portugal. Sabe como se pode proteger e o que fazer em caso de clonagem ou utilização indevida do seu cartão neste artigo.

Caso prático: Ao consultar os meus movimentos bancários, deparei-me, recentemente, com pagamentos indevidos com o meu cartão de crédito. Não fiz qualquer movimento nas últimas semanas com esse cartão, nem em loja física, nem através da internet. Consultei o banco que me informou que, certamente, terei sido alvo de “esquemas fraudulentos”. Perante esta situação, o que se deve fazer ou acautelar?

Resposta: Sabemos que muitos consumidores têm sido vítimas de “esquemas” que visam “sacar” dinheiro, através da apropriação indevida de dados pessoais associados a cartões para, posteriormente, os utilizarem, por exemplo, para levantar dinheiro ou fazer compras.

Para prevenir situações destas, deixamos-lhe umas dicas para adoptar comportamentos que reduzem o risco de fraude:

* Não forneça os seus dados pessoais e códigos dos cartões bancários.

* Ao utilizar a caixa automática, verifique se o equipamento se encontra em bom estado. Ou seja, se não está danificada, partida ou alterada. Se tal acontecer, não deve inserir o cartão, pois tal poderá significar que, poderá ficar retido ou na pior das hipóteses, ser alvo de fraude/clonagem.

* Se o cartão ficar retido, deve contactar de imediato o seu banco (entidade emitente do cartão) ou verificar os contactos existentes no site do Banco de Portugal que o(a) ajudarão a encontrar o emissor do seu cartão. Se, porventura, não conseguir a devolução do mesmo, deve pedir a anulação do cartão de imediato, de forma a evitar problemas de maior, tais como apropriação indevida dos seus dados pessoais.

* Cuidado ao inserir o PIN na Caixa Automática. Este deverá ser sempre pouco notório, ou seja, deve esconder ao máximo o PIN, bem como poderá até utilizar a sua mão de modo a evitar ‘olhares curiosos’.

* No momento de pagar em terminais de pagamento, verifique bem qual o valor que se encontra no visor, pois poderá haver discrepâncias. Se tal acontecer, não digite o seu PIN, pois se o fizer está a dar o seu consentimento para com o valor apresentado.

Contactos: 913 335 560 / intermediarioscreditoeseguros@gmail.com / @nuno_miguelgarrido

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